Os resultados da investigação científica publicados constituem a informação de base, o primeiro estágio do ciclo da informação científica. Os artigos científicos são o principal meio usado para a comunicação formal da ciência e permitem aos investigadores comunicar aos seus pares os resultados da investigação, em publicações com mecanismos de certificação do conhecimento, as revistas científicas. podem ser localizados através de bases de dados de publicações científicas, repositórios de documentos digitais ou sistemas agregadores.
Um artigo científico, é uma das principais formas de comunicar à comunidade científica novos avanços na investigação. São compostos por partes, como: revisão da literatura sobre o tema, a descrição da metodologia de investigação, os resultados, a conclusão e a lista de referências bibliográficas.
Outro objetivo principal de um artigo científico é dar à comunidade informação suficiente sobre um determinado estudo, de forma a que seja possível repeti-lo. A repetição de um estudo pode confirmar os seus resultados iniciais ou revelar as suas possíveis fragilidades. Se a repetição de um determinado estudo retorna resultados consistentes com o inicial, é confirmada a sua validade.
Grande parte dos artigos científicos divididem-se em secções distintas e facilmente reconhecíveis, como:
SCOPUS - tutoriais vídeo - https://www.youtube.com/@ElsevierPesquisa/search?query=scopus
ERIC - tutoriais vídeo - www.youtube.com/@SearchEduResources
As bases de dados são sistemas com informação bibliográfica estruturada que indexam revistas científicas de editores, instituições de ensino superior e unidades de investigação públicas e privadas. Podem ser multidisciplinares ou de àreas específicas do conhecimento. A realização de pesquisas pode ser feita de diversas formas. É a fonte de informação mais apropriados para a pesquisa e recuperação de artigos científicos sobre um determinado assunto. Hoje as bases podem também indexar livros e capítulos de livros científicos.
Os repositórios são criados por instituições de investigação científica (universidades, centros de investigação, laboratórios) para recolher, preservar e disseminar a produção intelectual de uma instituição.
Sistema que reúne no mesmo local, para melhor visualização, conteúdos actualizados provenientes de diferentes páginas de Internet, bases de dados, catálogos de bibliotecas, repositório, etc.