Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da Universidade de Aveiro (ESTGA-UA)
Rua Comandante Pinho e Freitas, n.º 28
3750-127 Águeda - Portugal
Tel.: (351) 234 611 518 | Ext.: 41118
Web: https://uapt.libguides.com/biblioteca-estga | https://www.ua.pt/sbidm
Email: sbidm-biblioteca-estga@ua.pt
Os métodos e fontes para a pesquisa de informação científica dependem da natureza e finalidade do trabalho académico.
Neste menu, pretendemos fornecer dicas para uma seleção eficaz das fontes de informação, bem como para uma adequada metodologia de pesquisa nas ferramentas selecionadas.
IPQ - Instituto Português da Qualidade - O IPQ é o Organismo Nacional de Normalização e a Instituição Nacional de Metrologia.
Através da consulta catálogo IPQ de normas, o público em geral ficará a saber quais as normas portuguesas e europeias existentes sobre determinado assunto previamente identificado, através de pesquisa por metadados e palavras-chave. Pode pesquisar por assunto, título, número da norma, por comissão técnica e por código de classificação internacional de normas (ICS). O resultado da pesquisa pode ser impresso.
Pode ainda saber se a norma se encontra na versão portuguesa ou inglesa e o respetivo preço. Esta pesquisa não mostra conteúdos, mas na sua grande maioria mostra as primeiras páginas de cada norma até à secção “Referências” (inclusive).
Outros organismos de normalização europeia
Organismos de normalização globais
Organismos de normalização setoriais
Patentes INPI - Base de dados do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual para a pesquisa de Patentes de Invenção e Modelos de Utilidade. Acesso gratuito aos dados bibliográficos.
Espacenet - Base de dados do European Patent Office, entidade responsável pela emissão de registos de patentes a nível europeu.
O acesso é gratuito e disponibiliza informação sobre invenções e desenvolvimentos técnicos desde 1782 até ao presente, de mail de 100 países a nível mundial.
Patent Lens - Permite a pesquisa de patentes da Espacenet, USPTO, WIPO e IP Australia com uma cobertura de diferentes jurisdições num universo de milhões de patentes.
PatentScope - Base de dados da WIPO - World Intelectual Property Organization. De acesso gratuito, disponibiliza os conteúdos relativos a 112 milhões de patentes de âmbito mundial.
Google Patents - Permite a pesquisa de milhões de patentes de várias entidades. Com ligação a artigos relacionados com a patente pesquisada, através do Google Scholar.
USPTO Patents Database - Patentes Norte Americanas emitidas desde 1790 até à atualidade. Pesquisáveis por número da patente, data ou classificação. Nas posteriores a 1976, é possível efetuar uma pesquisa no texto completo da patente.
Os resultados da investigação científica publicados constituem a informação de base, o primeiro estágio do ciclo da informação científica. A publicação científica envolve a criação e disseminação de informação resultante de atividades de investigação e permite que os avanços na investigação sejam comunicados à comunidade científica e ao público em geral.
Tipos de publicações científicas e académicas:
Artigos científicos
Principal meio usado para a comunicação formal da ciência; permitem aos investigadores comunicar os resultados da investigação, em publicações com mecanismos de certificação do conhecimento (revistas científicas ou journals).
Livros e capítulos de livros científicos
Publicações com um editor científico, compostos por várias partes de diferentes autores; podem ser a versão publicada dos conteúdos de conferências académicas e científicas. Em papel podem ser localizados na Biblioteca. Estão disponíveis muitos milhares de livros eletrónicos.
Teses, relatórios
Designa-se "literatura cinzenta" o conunto de resultados de investigação, atividades governamentais e empresariais, não publicados formalmente pelos meios editoriais tradicionais que permitem a certificação da publicação científica. Compõe-se por teses de doutoramento, dissertações de mestrado, relatórios científicos e técnicos, preprints, working papers e outros. Em muitos casos estes documentos constituem uma boa forma de atualização em relação a determinados tópicos e podem revelar-se uma fonte relevante para recolha de outras publicações, já que na maior parte dos casos incluem listas de referências bibliográficas com alguma exaustividade.
O processo de revisão por pares (peer review, refereeing) é o processo de mediação na publicação de artigos em revistas científicas e consiste numa avaliação dos trabalhos científicos por parte de revisores, especialistas da área científica. É usada para avaliar o conteúdo dos resultados de investigação. Trata-se do mecanismo formal de certificação da qualidade através do qual os manuscritos são sujeitos ao escrutínio de outros, cujos comentários e feedback em geral são utilizados para melhorá-los e tomar decisões sobre a seleção para publicação. Através deste processo é certificada a qualidade dos artigos publicados numa revista científica.