Skip to Main Content

Biblioteca da ESTGA-UA

Introdução

Os métodos e fontes para a pesquisa de informação científica dependem da natureza e finalidade do trabalho académico.

Neste menu, pretendemos fornecer dicas para uma seleção eficaz das fontes de informação, bem como para uma adequada metodologia de pesquisa nas ferramentas selecionadas.

Fontes de informação

Nas bibliotecas da UA estão disponíveis dicionários em formato impresso. Pesquise no catálogo bibliográfico.
Outros recursos e mais informação no guia "Informação Estatística"

IPQ - Instituto Português da Qualidade - O IPQ é o Organismo Nacional de Normalização e a Instituição Nacional de Metrologia.

Através da consulta catálogo IPQ de normas, o público em geral ficará a saber quais as normas portuguesas e europeias existentes sobre determinado assunto previamente identificado, através de pesquisa por metadados e palavras-chave. Pode pesquisar por assunto, título, número da norma, por comissão técnica e por código de classificação internacional de normas (ICS). O resultado da pesquisa pode ser impresso.

Pode ainda saber se a norma se encontra na versão portuguesa ou inglesa e o respetivo preço. Esta pesquisa não mostra conteúdos, mas na sua grande maioria mostra as primeiras páginas de cada norma até à secção “Referências” (inclusive).

Caso pretenda consultar uma norma, pesquise pelo título da mesma no catálogo bibliográfico das bibliotecas da UA, ou peça ajuda no balcão duma das biblioteca. Se a norma não estiver disponível numa das bibliotecas da Universidade de Aveiro, na Biblioteca do IPQ pode consultar o conteúdo dos documentos normativos nacionais, europeus e internacionais.

 

Outros organismos de normalização europeia

Organismos de normalização globais

Organismos de normalização setoriais

Patentes INPI - Base de dados do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual para a pesquisa de Patentes de Invenção e Modelos de Utilidade. Acesso gratuito aos dados bibliográficos.

Espacenet - Base de dados do European Patent Office, entidade responsável pela emissão de registos de patentes a nível europeu.
O acesso é gratuito e disponibiliza informação sobre invenções e desenvolvimentos técnicos desde 1782 até ao presente, de mail de 100 países a nível mundial.

Patent Lens - Permite a pesquisa de patentes da Espacenet, USPTO, WIPO e IP Australia com uma cobertura de diferentes jurisdições num universo de milhões de patentes. 

PatentScope - Base de dados da WIPO - World Intelectual Property Organization. De acesso gratuito, disponibiliza os conteúdos relativos a 112 milhões de patentes de âmbito mundial. 

Google Patents - Permite a pesquisa de milhões de patentes de várias entidades. Com ligação a artigos relacionados com a patente pesquisada, através do Google Scholar.

USPTO Patents Database - Patentes Norte Americanas emitidas desde 1790 até à atualidade. Pesquisáveis por número da patente, data ou classificação. Nas posteriores a 1976, é possível efetuar uma pesquisa no texto completo da patente.

 

Dissertações e teses da UA anteriores a 2004, devem ser pesquisadas no catálogo bibliográfico das bibliotecas da UA.

O que é informação científica

Os resultados da investigação científica publicados constituem a informação de base, o primeiro estágio do ciclo da informação científica. A publicação científica envolve a criação e disseminação de informação resultante de atividades de investigação e permite que os avanços na investigação sejam comunicados à comunidade científica e ao público em geral. 

Tipos de publicações científicas e académicas:

Artigos científicos
Principal meio usado para a comunicação formal da ciência; permitem aos investigadores comunicar os resultados da investigação, em publicações com mecanismos de certificação do conhecimento (revistas científicas ou journals).

Livros e capítulos de livros científicos
Publicações com um editor científico, compostos por várias partes de diferentes autores; podem ser a versão publicada dos conteúdos de conferências académicas e científicas. Em papel podem ser localizados na Biblioteca. Estão disponíveis muitos milhares de livros eletrónicos.

Teses, relatórios
Designa-se "literatura cinzenta" o conunto de resultados de investigação, atividades governamentais e empresariais, não publicados formalmente pelos meios editoriais tradicionais que permitem a certificação da publicação científica. Compõe-se por teses de doutoramento, dissertações de mestrado, relatórios científicos e técnicos, preprints, working papers e outros. Em muitos casos estes documentos constituem uma boa forma de atualização em relação a determinados tópicos e podem revelar-se uma fonte relevante para recolha de outras publicações, já que na maior parte dos casos incluem listas de referências bibliográficas com alguma exaustividade.

 

A revisão por pares

O processo de revisão por pares (peer review, refereeing) é o processo de mediação na publicação de artigos em revistas científicas e consiste numa avaliação dos trabalhos científicos por parte de revisores, especialistas da área científica.  É usada para avaliar o conteúdo dos resultados de investigação. Trata-se do mecanismo formal de certificação da qualidade através do qual os manuscritos são sujeitos ao escrutínio de outros, cujos comentários e feedback em geral são utilizados para melhorá-los e tomar decisões sobre a seleção para publicação. Através deste processo é certificada a qualidade dos artigos publicados numa revista científica.