São consideradas figuras: desenhos; fotografias; gráficos; mapas; infografias e ilustrações.
Sempre que as imagens forem extraídas de outro documento ou página web, é necessário indicar a fonte na legenda da imagem e na referência bibliográfica. Se forem imagens da nossa própria autoria, não é necessária indicação.
Nota: não esquecer que todas as figuras e tabelas, sendo de outros autores, deverão ter autorização de uso por parte dos mesmos e qualquer alteração ou adaptação feita a uma imagem deve ser referida na nota e na sua referência bibliográfica, com a indicação “Adaptado de”.
Estrutura no texto
Número: O número da figura (por exemplo, Figura 1 ou Gráfico 1) aparece acima do título da figura e da imagem em negrito. Numere as figuras pela ordem em que são mencionadas no seu trabalho.
Título: O título da figura aparece imediatamente na linha abaixo do número da figura (espaço duplo). Dê a cada figura um título breve mas descritivo, e coloque o título da figura em maiúsculas e em itálico.
Imagem: A parte da imagem da figura é o gráfico, quadro, fotografia, desenho ou outra ilustração propriamente dita. Se aparecer texto na imagem da figura (por exemplo, rótulos dos eixos), utilize um tipo de letra sem serifa, entre 8 e 14 pontos.
Legenda: A legenda da figura, ou chave, se existir, deve ser posicionada dentro dos limites da figura e explica quaisquer símbolos utilizados na imagem da figura. As palavras da legenda da figura devem ser colocadas em maiúsculas e em caixa alta.
Nota: Três tipos de notas (gerais, específicas e de probabilidade) podem aparecer abaixo da figura para descrever o conteúdo da figura que não pode ser entendido a partir do título da figura, da imagem e/ou da legenda isoladamente (por exemplo, definições de abreviaturas, atribuição de direitos autorais, explicações sobre o uso de asteriscos para indicar valores de p). Incluir notas de figura apenas quando necessário
Segue um exemplo:
Figure 1
Poverty Rate in the United States, 2017
Note. The map does not include data for Puerto Rico. Adapted from 2017 Poverty Rate in the United States, by U.S. Census Bureau, 2017 (https://www.census.gov/library/visualizations/2018/comm/acs-poverty-map.html). In the public domain.
Exemplo retirado da página APA Style.
Consulte mais informação e exemplos em APA Style.
Tabelas apresentam normalmente valores numéricos ou informações textuais e são quase sempre caracterizadas por uma estrutura de linhas e colunas. Existem muitos tipos comuns de tabelas, incluindo tabelas de características demográficas, tabelas de correlação, tabelas de análise fatorial, tabelas de análise de variância e tabelas de regressão. O princípio mais importante a seguir ao criar uma tabela é apresentar a informação de uma forma que seja fácil de compreender pelos leitores. Sempre que possível, é aconselhado utilizar um formato padrão, para uma tabela, em vez de inventar o seu próprio formato.
Tal como as figuras, é necessário indicar a fonte quando a tabela for extraída de outra obra (se for do próprio autor não é preciso indicação).
Estrutura no texto
As tabelas têm uma configuração muito semelhante à das figuras, como pode verificar nos componentes abaixo:
Exemplo
Fonte: APA Style