Skip to Main Content

Kit de apoio aos editores das revistas UA: PROA - Plataforma de Revistas em Open Access

Plataforma

PROA-UA: Plataforma de Revistas em Open Access da Universidade de Aveiro é um sistema de informação que pretende agregar e disponibilizar em acesso aberto, via Web, as revistas científicas e académicas dos departamentos, escolas e unidades de investigação da Universidade de Aveiro (UA), de forma a contribuir para a disseminação dos resultados da investigação publicada.

O software desta plataforma é o Open Journal Systems 3 (OJS), desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP) especificamente para a publicação de revistas em Acesso Aberto e que tem uma vasta utilização internacional.

Publicação em Acesso Aberto

Publicações resultantes de investigação como artigos e livros podem ser acedidos em linha, isentos de pagamento por qualquer utilizador. No mínimo, essas publicações podem ser lidas em linha, descarregadas e impressas. Idealmente, devem ser concedidos direitos adicionais, como o direito a copiar, distribuir, pesquisar, referenciar, rastrear e extrair texto e dados . O Acesso Aberto pode ser concretizado através de duas vias principais não exclusivas:

Acesso Aberto Verde (autoarquivo):
Os investigadores depositam as suas publicações (versão publicada ou manuscrito final revisto por pares) em repositórios institucionais, o que assegura a gestão, a recuperação da informação e a interoperabilidade de forma mais eficaz. Auto arquivar num repositório institucional é preferível à disponibilização em sítios Web pessoais ou departamentais, já que os trabalhos são assim geridos de forma eficaz, obtendo maior visibilidade e impacto.

Acesso Aberto Dourado (publicação em Acesso Aberto): Publicação em revistas de Acesso Aberto. O modelo de negócio mais comum é baseado no pagamento feito pelos autores (designado APCs - taxa de processamento do artigo, ou BPCs - taxa de processamento do livro). Quando os conteúdos do Acesso Aberto se combinam com conteúdos que requerem assinatura ou aquisição, particularmente no caso de revistas, atas de conferências ou volumes editados, designa-se por Acesso Aberto híbrido.

Informação recolhida de :
Manual de Ciência Aberta

PROA-UA - Plataforma de Revistas em Open Access da Universidade de Aveiro
http://proa.ua.pt 

Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro - Portugal
Tel.: (351) 234 247 149 | Ext.: 22304
E-mail: sbidm-revistas-list@ua.pt / sbidm-proa@ua.pt