Skip to Main Content

Kit de apoio aos editores das revistas UA: Revisão por pares

Revisão por pares - o que é?

O processo de revisão por pares (peer reviewrefereeing) é o processo de mediação na publicação de artigos em revistas científicas e consiste numa avaliação dos trabalhos científicos por parte de revisores, especialistas da área científica.  É usada para avaliar o conteúdo dos resultados de investigação. Trata-se do mecanismo formal de certificação da qualidade através do qual os manuscritos são sujeitos ao escrutínio de outros, cujos comentários e feedback em geral são utilizados para melhorá-los e tomar decisões sobre a seleção para publicação. Através deste processo é certificada a qualidade dos artigos publicados numa revista científica.
Este processo e suas particularidades deve estar claramente descrito no site Web da revista.
 
Informação recolhida de:
Manual de Ciência Aberta

 

 

Ligações úteis

Orientações COPE

A ética é um aspeto essencial no processo de revisão por pares e em outras dimensões da publicação, já que garante a integridade no processo de comunicação científica.  O Committee on Publication Ethics (COPE) é uma organização que visa apoiar editores de publicações científicas, revisores e todos os envolvidos em questões éticas na publicação e desenvolveu nesse sentido um conjunto de guidelines para a ética no processo de revisão por pares.

COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers 
Peer reviewers play a role in ensuring the integrity of the scholarly record. The peer review process depends to a large extent on the trust and willing participation of the scholarly community and requires that everyone involved behaves responsibly and ethically. Peer reviewers play a central and critical part in the peer review process, but may come to the role without any guidance and be unaware of their ethical obligations. Journals have an obligation to provide transparent policies for peer review, and reviewers have an obligation to conduct reviews in an ethical and accountable manner. Clear communication between the journal and the reviewers is essential to facilitate consistent, fair and timely review. COPE has heard cases from its members related to peer review issues and bases these guidelines, in part, on the collective experience and wisdom of the COPE Forum participants. It is hoped they will provide helpful guidance to researchers, be a reference for editors and publishers in guiding their reviewers, and act as an educational resource for institutions in training their students and researchers.
Mais informação

 

Tipos de revisão por pares

Existem diferentes tipos de revisão por pares e cabe ao corpo editorial da revista a definição dos termos em que decorre este processo:

Cega (single-blind peer review)
o método tradicional de revisão e o tipo mais comum; o autor não conhece a identidade dos revisores.
Duplamente cega (double-blind peer reviewos revisores não conhecem a identidade dos autores dos manuscritos e os autores desconhecem a identidade dos revisores. Esta forma de avaliação por pares é mais comum nas áreas de conhecimento das Ciências Sociais e Humanidades.
Aberta (open peer-review)
termo abrangente para um conjunto de formas diferentes e sobrepostas em que os modelos da revisão por pares podem ser adaptados em função dos objetivos da Ciência Aberta. Tem como características:
  • identidades abertas, em que os nomes do autor e do revisor são conhecidos por ambos;
  • comentários abertos, em que os comentários dos revisores são publicados juntamente com o artigo - adicionam uma garantia de qualidade, permitindo que a comunidade em geral analise as revisões e os processos de tomada de decisão. Aplica-se apenas a artigos aceites.
Esta modalidade de revisão é usada por um crescente número de revistas em acesso aberto. 

Ainda outros tipos de revisão
 

  • Transparente - semelhante ao modelo “aberto” em que os comentários dos revisores são abertos, mas neste modelo os revisores não são identificados.
  • Interativa ou colaborativa - refere-se às interações entre vários revisores e entre autores e revisores de forma a facilitar o processo de avaliação por pares. Este processo pode ser anónimo ou aberto.
  • Pós publicação (post-publication peer review) - é possível a realização de revisões após a publicação do artigo, podendo assumir a forma de comentários ou fórum de discussão. Esta forma de revisão é na maioria dos casos complementar a outras formas de revisão por pares e pode ser anónima ou aberta.
  • Comentários em preprints - comentários públicos realizados em artigos em versão preprint partilhados em repositórios.